
O Governo do Distrito Federal dará início, na próxima semana, à ocupação do Centro Administrativo do Distrito Federal (CAD-DF), antigo Centrad. O anúncio foi feito pela governadora Celina Leão (PP) na última terça-feira (4), durante a convenção regional do Mobiliza 33, quando confirmou que o complexo passou pelos testes finais e está pronto para receber os primeiros órgãos da administração pública.
Antes de divulgar o cronograma da mudança, Celina visitou o local para acompanhar os últimos preparativos. Segundo ela, os sistemas já estão em funcionamento, o que permitirá o início da transferência das secretarias. “Fizemos uma vistoria para conferir se toda a estrutura estava preparada para entrar em operação. Como os sistemas já estão funcionando, vamos iniciar a mudança dos primeiros órgãos já na próxima semana”, afirmou.
A ocupação do complexo faz parte da estratégia do GDF de concentrar parte da estrutura administrativa em um único espaço, ampliando a integração entre os órgãos públicos e tornando a gestão mais eficiente.
No início de junho, o governo anunciou um plano de adequações no empreendimento, com investimentos de até R$ 1,8 milhão em cada um dos cinco blocos. As intervenções foram executadas para adaptar os edifícios às necessidades das secretarias que passarão a funcionar no local.
Nesta primeira etapa, serão transferidas a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), a Casa Civil e a Casa Militar.
Projetado para reunir diferentes áreas da administração distrital, o Centro Administrativo foi entregue em 2014 e, ao longo dos anos, teve sua ocupação adiada em razão de questões jurídicas e contratuais. Com a conclusão das adequações promovidas pelo atual governo, o complexo começa a cumprir a função para a qual foi concebido.
Além de racionalizar a estrutura administrativa, a transferência das secretarias deve reduzir despesas com imóveis utilizados pelo governo e fortalecer a prestação dos serviços públicos ao concentrar órgãos estratégicos em um mesmo endereço.
A entrada em operação do complexo também deve impulsionar a economia de Taguatinga. A expectativa do GDF é que o aumento da circulação de servidores, prestadores de serviços e cidadãos estimule o comércio e amplie a demanda por serviços na região, consolidando o Centro Administrativo como um novo polo da administração pública do Distrito Federal.
O post Celina confirma cronograma para ocupação do Centro Administrativo do DF apareceu primeiro em Midia Alernativa.




















