Com o intuito de homenagear o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro, a sócia proprietária da Pastelaria Viçosa, Patrícia Rosa criou o “ Pastel Bolsonaro”. Desde o primeiro dia do ano a iguaria foi apresentada ao público brasiliense enquanto o presidente subia a Rampa do Palácio do Planalto rodeado de pompa e “Bolsominions”
A idéia surgiu , segundo ela, motivada pelo “ clamor verde amarelo” de parte da sociedade que desde 2017 vem trabalhando na tentativa de reacender o nacionalismo e patriotismo no País. Ela disse ainda que a Pastelaria vem acompanhando a posse de vários presidentes e percebeu no “ clamor verde amarelo” a oportunidade de fazer a homenagem. A repercussão surgiu logo após a faixa ser estendida no estabelecimento, oferecendo o produto e chamando a atenção dos quase 700 mil transeuntes diários que circulam pela rodoviária. Em local estratégico a faixa é visualizada por vários ângulos. A proprietária informou que a jogada de marketing foi o maior sucesso. Nos primeiros dias , a iguaria foi bastante pedida no balcão da loja, trazendo satisfação pessoal à ela, e seus familiares votantes do Presidente. O que ela não poderia imaginar era que nem todo mundo ficou satisfeito com a proposta, inclusive a considerando falta de ética do estabelecimento. Afinal, o público não é obrigado a concordar com o atual Governo, recheado de ações que retiram os direitos dos trabalhadores. Após uma semana, as vendas do “ Pastel Bolsonaro” despencaram. A criadora da guloseima verde amarela, explica que a queda nas vendas é devido ao recheio considerado leve para a clientela da rodoviária do Plano Piloto, onde os recheios líderes são a carne, o queijo e o de palmito. O recheio foi exclusivamente pensado e contou com uma amiga cozinheira chef. O pastel deveria ter as cores do momento patriótico. Desta forma, os ingredientes escolhidos foram a ricota, espinafre e pêssego em calda. Definitivamente Bolsominions. Pastel verde amarelo. Seu Antônio, motorista de ônibus de 54 anos, reclama que “partido político e expressão partidária não deve se misturar com comércio” . Outro frequentador da pastelaria acredita que “ é uma forma de apelação, porque a Pastelaria Viçosa já perdeu muito da qualidade “ dos tempos de outrora.
De qualquer forma , a jogada de marketing da proprietária surtiu efeito. A faixa foi fotografada por várias pessoas e turistas. O que não se sabe é se foi por admiração ou indignação. A única certeza que se tem é que a sociedade brasileira não está disposta a engolir um governo antidemocrático e visivelmente ditatorial. A reação é consequência da ação.
A Pastelaria Viçosa existe desde os anos 60 no mesmo local, e já abriu filial na Asa Norte e mantém um quiosque num shopping na área central da cidade. Aliás, é pra lá que os “ Pastéis Bolsonaro” serão migrados…onde a clientela tem o paladar mais apurado, de acordo com a dona do estabelecimento. Isso pode livrar a iguaria verde amarela de cair no esquecimento e livra também os consumidores da rodoviária de uma possível indigestão política.
Por: Joana Darc Melo