Garis do DF fazem curso gratuito de operador de drone

 

Com duração de um mês, os profissionais da limpeza vão aprender a pilotar o equipamento, fazer manutenção e a editar as imagens capturadas

A Sustentare Saneamento, em parceria com a ONG Projetando o Futuro, está oferecendo o curso gratuito de Operador de Drone para garis. O curso foi planejado com foco na formação técnica, cidadã e ambiental, promovendo o uso de tecnologias emergentes como ferramenta de transformação social. As duas primeiras turmas, com dez alunos cada, iniciaram na última quinta-feira (26 de junho), nos períodos matutino (8h30 às 11h30) e vespertino (14h30 às 17h30), de segunda a sexta-feira, e terão duração de um mês.

“Nosso objetivo é ajudar a incrementar a renda dos garis e ampliar o nível de conhecimento deles. O curso de Operador de Drone faz parte do programa Capacita Gari, da Sustentare. Na primeira etapa deste programa formamos cerca de 120 varredores e coletores com o curso de Conserto e Manutenção de Celulares. Hoje, muitos deles abriram lojas próprias em casa ou nos comércios e trabalham nas horas vagas”, esclarece Rejane Costa.

O coletor Tiago Theillon da Silva fez o curso de conserto de smarthphone e agora é aluno do curso de drone. “Acho estas iniciativas da Sustentare incríveis. Onde eu tiver a oportunidade de poder aprender mais, estarei lá”, comentou Silva, 25 anos, casado e pai de dois meninos.

Ele diz que vai focar em aprender a fazer manutenção nos drones. “Pelo o que eu percebi tem muitos pilotos, mas poucos mecânicos. Acredito que a habilidade que desenvolvi com o curso de conserto de celulares também vai me ajudar”, afirmou o coletor, reforçando que a renda extra com os consertos de celulares tem ajudado muito a família.

A varredora Islane Moreira também está bastante empolgada com a oportunidade. “Eu já fazia bicos tirando fotos em eventos. Com o curso de drone vou poder oferecer um trabalho muito melhor, mostrando o ambiente todo por meio de fotos e dos vídeos que vou aprender a capturar e editar. Foi uma oportunidade que caiu do céu, não é qualquer empresa que faz isso pelos funcionários, sou muito grata”, ressaltou Islane Moreira, 37 anos, solteira, mãe de quatro filhos.

Sobre o curso

Com aulas teóricas e práticas, os participantes do curso de operador de drone vão aprender sobre: fundamentos do voo com drones; legislação e regulamentação da ANAC, DECEA e ANATEL; tipos de drones e suas aplicações no mercado; técnicas de pilotagem segura; utilização de drones em áreas como agricultura, segurança, engenharia, audiovisual e mapeamento geográfico.

“Os alunos também vão aprender os movimentos corretos na hora de gravar para facilitar na edição e ter um melhor resultado. Eles poderão cobrir eventos, trabalhar com o agronegócio, ou mesmo para órgãos que possuem drones e precisam de operadores”, comentou o professor Pablo Doche. Segundo ele, cobra-se, em média, R$200 a R$600 por uma hora de filmagem, entregando o produto editado.

A Sustentare Saneamento contribuiu com a infraestrutura e alunos, enquanto a ONG Programando o Futuro forneceu os equipamentos tecnológicos e o suporte pedagógico.

Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão, estando aptos a atuar como operadores de drones em diversas áreas profissionais, ampliando significativamente suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

“Essa parceria representa um importante passo na democratização do acesso à tecnologia e na construção de um futuro mais justo, inovador e sustentável para todos”, ressaltou Vilmar Simion, presidente da ONG Programando o Futuro.

 

O post Garis do DF fazem curso gratuito de operador de drone apareceu primeiro em Donny Silva.

Sair da versão mobile