Câmara pede convocação de Mauro Vieira por fala de Lula na China

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, quer convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicar afirmações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o TikTok, na China.

Na terça-feira (13), o petista afirmou que perguntou ao presidente chines Xi Jinping sobre a possibilidade de enviar ao Brasil um representante “da confiança dele” para discutir a regulamentação das redes sociais, especificamente o TikTok.

“Eu fiz uma pergunta ao companheiro Xi Jinping se era possível enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para discutir a questão digital e, sobretudo, o TikTok. Nós temos que regulamentar”, disse Lula.

“Não é possível a gente continuar com as redes digitais cometendo os absurdos que comentem e a gente não ter a capacidade de fazer a regulamentação. E ele vai mandar uma pessoa, especialmente para conversar conosco sobre o que a gente pode fazer nesse mundo digital”, complementou o presidente.

Segundo o deputado Mendonça Filho (União-PE), relator do requerimento, a comissão quer saber como será a atuação do enviado de Xi Jinping e quando deve acontecer. Além da posição do governo sobre a “liberdade digital no Brasil”.

A fala do presidente aconteceu após o vazamento de uma conversa que teve com Xi Jinping. Na ocasião, Janja teria se dirigido ao líder chinês para falar sobre a plataforma, o que teria causado incômodo em um dos ministros que também estavam no jantar oficial.

Lula afirmou que o diálogo sobre o TikTok, que foi divulgado pela imprensa, era para ser confidencial e restrito aos participantes da comitiva.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara pede convocação de Mauro Vieira por fala de Lula na China no site CNN Brasil.

Sair da versão mobile