A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (24) que ampliou para nove meses o prazo de validade da vacina contra a Covid-19 Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório Astrazeneca, e importada pela Fiocruz.
Em nota, a Anvisa explica que atendeu ao pedido do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos BioManguinhos, da Fiocruz, que havia solicitado a ampliação do prazo de validade do imunizante de 6 meses para 9 meses, quando armazenada sob entre 2°C – 8°C.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) também já aprovou a extensão do prazo de validade da Covishield para nove meses, assim como o Central Drugs Laboratory (CDL), laboratório indiano responsável pelo controle nacional dos imunobiológicos destinados ao uso humano.
A aprovação pelo CDL foi baseada nos dados de estudos de estabilidade conduzidos com os lotes experimentais de até 9 meses e com lotes comerciais de até 6 meses, apresentados pelo Serum Institute of India Pvt Ltd (SII).
Demais autorizações
Em julho, a Anvisa autorizou que os laboratórios Pfizer e AstraZeneca investigassem efeitos e necessidades de uma dose extra de suas vacinas contra a Covid-19. Os estudos estão em andamento em pelo menos cinco estados.
Fonte: G1.